segunda-feira, 6 de junho de 2011

Temporada 1999/2000 - Boavista F. C. e a sua estreia na Liga dos Campeões!

Terminada a brilhante época de 98/99 chegava a temporada 1999/2000 e pela primeira vez na sua história o Boavista tinha a oportunidade de participar na Liga dos Campeões, mas para isso faltava ainda ultrapassar a pré-eliminatória de acesso.
O sorteio ditou que o nosso adversário seria o Brondby da Dinamarca, com a primeira mão a ser jogada fora.
Ayew, o nosso ponta de lança saíu para o Sporting e Atelkin regressou ao Shaktar Donetsk, para reforçar a frente de ataque agora só com Douala chegaram Augustine Ahinful vindo do União de Leiria, Gilmar vindo do Guimarães, o jovem Moreira que estava emprestado ao Gil Vicente e também o ponta de lança brasileiro Welliton.
Para o meio campo chegaram Emanuel, vindo do Rio Ave, Nilton e Pedro Martins e o espanhol César Atienza.
Na defesa, o central Pedro Emanuel formava com Litos a dupla de centrais.

Plantel do Boavista F. C. 1999/2000

A pré - temporada começou mais cedo por causa da pré - eliminatória com os dinamarqueses e não podia ter corrido melhor, fizemos sete jogos amigáveis antes da importante deslocação á Dinamarca para discutir o acesso á Liga dos Campeões com o Brondby e conseguimos sete vitórias, com destaque para o jogo de apresentação da equipa aos sócios contra o Sporting. O Boavista fez uma  uma exibição bem positiva e ganhamos por uns convincentes 3 - 1 contra a lagartada com o jovem Moreira a brilhar e a dar esperança para os dois jogos contra o Brondby.


O jogo da primeira mão correu bastante bem, o Boavistão foi ganhar a casa do Brondby por 2 - 1 com um golo de Mário Silva e outro de Moreira com uma passe fantástico de Timofte!



Moreira festeja o golo! Brondby 1 - 2 Boavistão!
 
 Mas o jogo da 2ª mão no Bessa não ia ser fácil, afinal estava em causa a participação na Liga dos Campeões e o Brondby fez - nos a vida bem cara, Litos logo aos 13 minutos marcou o 1 - 0 e a eliminatória parecia resolvida depois da vitória fora por 2 - 1, mas não!
Bent Christensen aos 47 minutos empata o jogo 1 - 1 e no ultimo minuto do jogo Olsen faz o 2 - 1 para o Brondby, estava empatada a eliminatória e ia haver prolongamento. 
O estádio do Bessa congelou, fui ver esse jogo com o meu pai e o meu irmão e o stress era imenso, mas no prolongamento o Boavista foi demolidor, três golos em meia hora, dois de Augustine e outro de Rui Bento!
Boavista 4 - 2 Brondby após prolongamento, 6 - 3 no total da eliminatória.
Boavistão pela primeira vez na sua história na Liga dos Campeões!
 


 O sorteio não foi muito favorável, o Boavista ficou no grupo C com Borussia Dortmund, Feyenoord e Rosenborg.

 



GRUPO C








Como equipa estreante a campanha na Liga dos Campeões não foi má de todo, o que estragou tudo foi a derrota em casa com o Rosenborg no primeiro jogo do grupo, ainda assim conseguimos empatar os dois jogos com o Feyenoord e ganhamos no Bessa a um ex - campeão europeu, o Borussia Dortmund  ( Campeão Europeu em 96/97 ).
Para um clube estreante na competição e com o orçamento mais baixo do grupo não se podia exigir muito mais, mesmo assim fizemos 5 pontos e foi pena termos empatado em casa com o Feyenoord, ainda assim nesse jogo o Mário Silva marcou um golo do outro mundo.























Depois de um começo complicado, com a derrota em casa contra o Rosenborg e a derrota fora no Westfalen Stadion contra o Borussia Dortmund, a 3ª jornada era no Bessa contra os holandeses do Feyenoord, não conseguimos ganhar mas pela primeira vez conseguimos pontuar na Liga dos Campeões, empatamos 1 - 1 e dei por muito bem entregue a minha deslocação ao Bessa pois vi o nosso lateral esquerdo Mário Silva marcar um golo do outro mundo! Absolutamente fantástico!












A 4ª jornada era na " Banheira de Roterdão ", o bonito estádio De Kuip, casa do Feyenoord de Roterdão e o resultado foi o mesmo do Bessa, empatamos 1 - 1, desta vez com um golo de Timofte.






Recordo que o Feyenoord era poderoso, nesta fase tinham Kalou, Júlio Cruz e Jon Dahl Tomasson entre outros bons jogadores e em 2002 iriam ganhar a Taça Uefa numa final disputada precisamente com o Borussia Dortmund, por isso estes dois empates não foram maus de todo.
A seguir o Boavista jogava novamente fora, em casa do Rosenborg, acabamos por perder esse jogo e a esperança de pelo menos conseguir o terceiro lugar no grupo e a respectiva qualificação para a Taça Uefa.
Neste jogo o Boavista estreou um novo equipamento alternativo que não me recordo de a equipa o ter usado em mais nenhum jogo.




Chegava a ultima jornada e a ultima hipótese para ganhar um jogo na Liga dos Campeões, o adversário era o Borussia Dortmund, campeão europeu em 96/97 e desesperadamente a precisar de pelo menos empatar no Bessa para passar do grupo.
O Boavistão mostrou a sua força e derrotamos os alemães com um golo do defesa central Pedro Emanuel!
A primeira vitória do Boavista na Liga dos Campeões!













As duas derrotas com o Rosenborg estragaram a nossa prestação na Liga dos Campeões, mas para equipa estreante e comparando o orçamento das restantes equipas do grupo C o Boavista teve uma participação digna e honrosa na Liga dos Campeões 99/2000. Empatamos os dois jogos com o campeão holandês, o Feyenoord e ganhamos ao Borussia Dortmund, outro grande clube europeu.
No campeonato, a época 1999/200 foi razoável, tendo em conta o desgaste provocado pela participação na Liga dos Campeões o  quarto lugar alcançado e a qualificação para a Taça Uefa foi uma prestação satisfatória para o Boavista.

 Classificação Final Época 1999/2000











Mas o melhor Boavistão de sempre ia ser o das duas épocas seguintes ... e mais uma vez quero reafirmar, eu e toda a gente que goste do grande BOAVISTA FUTEBOL CLUBE tem de estar muito grato a Jaime Pacheco por em 2000/2001 e 2001/2002 nos ter dado dois anos de imensas e indescritíveis alegrias com o Boavista Campeão e a jogar na Champions League como CAMPEÃO português e a fazer furor na Europa, mas disso vou falar nas próximas crónicas axadrezadas!  

Sem comentários:

Enviar um comentário