quarta-feira, 1 de junho de 2011

Segunda Volta da época 98/99, Boavistão rumo á Liga dos Campeões!

A segunda volta começava então como começou o campeonato, com o Boavista a jogar contra o Guimarães, mas desta vez no estádio do Vitória, depois da derrota na Madeira o Boavista não foi abaixo e num jogo bastante disputado fomos ganhar a Guimarães por 3 - 2 com golos do central Isaías, Timofte e Quevedo!




Depois de dois jogos seguidos fora jogamos no Bessa também duas vezes seguidas, contra duas equipas do Sul, Alverca ( ganhamos por 3 - 0, golos de Douala, Timofte e Quevedo ) e Campomaiorense ( vitória contra os alentejanos por 2 - 1 com golos de Ayew e o inevitável Timofte ) sendo de referir que o grande Ion Timofte estava imparável e marcou em três jogos consecutivos!


Na 21ª jornada fomos a Leiria e o melhor que se consegui arranjar foi um empate 0 - 0, isto, antes do derby no Bessa contra o Salgueiros. Nesse jogo, a contar para a 22ª jornada, ganhamos por 2 - 1 com golos de Rogério e Ayew.


A vitória contra os salgueiristas deu ânimo para três jogos seguidos de elevado grau de dificuldade, íamos a Braga, recebíamos o Porto e íamos á Luz...
O jogo em Braga foi bastante difícil, logo aos onze minutos o lateral direito e capitão Paulo Sousa lesionou-se, e foi substituído por Pedro Emanuel. O jogo estava muito táctico e equilibrado, com poucos espaços, até que aos 16 minutos Litos corta um lance de cabeça no meio campo, Jorge Couto desmarca-se pela direita, faz um excelente cruzamento, Ayew recebe a bola de pé direito e estoura de pé esquerdo... golaço!!!







Braga 0 - 1 Boavista, segue o jogo e passados quatro minutos Silva, ponta de lança brasileiro do Braga ( que em 200/2001 veio para o Boavista e foi campeão ) empata, com um bom golo de cabeça.
Voltava tudo á estaca zero, estava reposta a igualdade.
Aos 36 minutos novo azar para o Boavista, Ayew, o marcador do golo e nosso ponta de lança lesiona-se e tem também de ser substituído, entrou o brasileiro Rogério, no reajustamento na linha da frente passa Rogerinho a jogar a ponta de lança, Rogério na esquerda e Jorge Couto na direita
Aos 67 minutos acontece magia em Braga, Rui Bento passa para Rogério, Rogério  passa para Rogerinho que á entrada da área faz uma assistência primorosa para a esquerda onde aparece Timofte que  remata sem hesitações com o seu pé esquerdo, jogada rápida e tudo ao primeiro toque, que jogada! Que golo tão lindo!!!






Boavistão vence em Braga com grande futebol e grande categoria!
Venha o derby! Porto no Bessa!
A verdade, é que o Boavista - Porto da 24ª jornada foi, desculpem-me a expressão, um jogo de merda. Ambas as equipas decidiram não arriscar e o resultado não podia ter sido outro que não o 0 - 0... como foi efectivamente esse o resultado final.







A seguir era a visita ao Estádio da Luz, com o Benfica desesperadamente a precisar de ganhar para se manter na corrida pelo título assim como o Boavista se ganhasse podia discutir o título com o Porto.
Dia 14 de Março de 1999 foi mais um dia histórico para o grande Boavista!
Setenta mil mouros ansiosos e desesperados por uma vitória contra o Boavista para ainda manterem a esperança de serem campeões mas aquilo que viram foi outra coisa... vitória e exibição demolidora do Boavista de Pacheco na Luz, três secos... ha ha ha BOAVISTÃO!!!!
Deixo aqui a manchete do jornal A Bola no dia seguinte, o resumo do jogo e mais algumas fotos:











Depois da vitória estrondosa na Luz com dois golos de Ayew e outro de Luís Manuel, recebíamos o Setúbal no Bessa e apesar de a equipa ter tentado tudo o jogo acabou empatado 1 - 1, com mais um golo de Ayew.



Este empate, apesar de injusto, foi um bocado desmoralizador para a equipa e no jogo seguinte, á 27ª jornada, fomos ao Estádio Municipal de Chaves e voltamos a empatar pelo mesmo resultado: 1 - 1.



O sonho do Título ficava mais longe, pois para além de termos perdido quatro pontos em dois jogos ainda tinhamos que ir a Alvalade.
A 28ª jornada era a jornada seguinte e a Académica vinha ao Bessa. Tínhamos de ganhar para manter vivo pelo menos o sonho de ficar em segundo lugar e ir á pré eliminatória da Liga dos Campeões e porque não esperar que o Porto perdesse pontos... a equipa deu duma boa demonstração de força e ganhamos por 3 - 1 com um golo de Jorge Couto e dois golos do ponta de lança ucraniano Atelkin, contratado ao Lecce de Itália e que já tinha jogado no Bessa pelo Shaktar Donetsk numa eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças,que raramente foi utilizado por Pacheco durante a época mas que neste jogo foi importante.

Atelkin


Jorge Couto

Quevedo

Chegava a 29ª jornada e o jogo era em Alvalade, a derrota podia pôr em perigo o esforço de toda uma     época, num jogo bastante difícil empatamos 1 - 1 frente ao Sporting com Timofte, mais uma vez, a marcar um golo decisivo.






A cinco jornadas do fim do campeonato recebemos o Estrela da Amadora e conseguimos mais uma vitória, importante rumo á Liga dos Campeões, vencemos por 2 - 1 com golos de Rui Bento e mais uma vez Ayew a facturar.


Na 31ª jornada o jogo era em Vila do Conde e nesta altura do campeonato qualquer ponto perdido poderia defraudar as expectativas criadas, mas o Boavistão aguentou a pressão, ganhamos por 2 - 0 ao Rio Ave com dois dos jogadores mais influentes da equipa a marcarem, Timofte e Ayew.


 




Faltava uma vitória para o sonho de garantir, pela segunda vez na história do clube,o 2º lugar e o respectivo acesso á pré eliminatória e possível participação na Liga dos Campeões e o jogo era no Bessa contra o Beira-Mar.


O Boavistão conseguiu a vitória ( 2 - 1 ) e houve uma grande festa no relvado e nas bancadas!
Se conseguíssemos passar a pré Eliminatória, que viria a ser jogada na temporada seguinte contra o Brondby o Boavista poderia estrear-se a jogar na Liga dos campeões!
Matematicamente, ainda era possível o Título, á 32ª jornada o Porto tinha 70 pontos e o Boavista 65 e ainda faltavam jogar dois jogos para acabar o campeonato, sendo que na 33º jornada o Porto ia a Alvalade e o Boavista a Faro, o Porto seria campeão certamente, mesmo que perdesse em Alvalade, pois na ultima jornada jogava em casa com o Estrela da Amadora, mas se porventura o Sporting ganhasse ao Porto e o Boavista conseguisse ganhar ao Farense, um eventual empate do Porto em casa com o Estrela da Amadora e uma vitória do Boavista contra o Marítimo na ultima jornada seria suficiente para o Boavista ser campeão, pois acabariam as duas equipas com 76 pontos mas o Boavista tinha vantagem em confronto directo já que na primeira volta ganhamos nas Antas por 2 - 0 e no Bessa empatamos 0 - 0.
A verdade é que nada deste cenário aconteceu, o Porto empatou em Alvalade por 1 - 1 e o Boavista foi escandalosamente prejudicado pela arbirtragem em Faro, aos 90 minutos ganhávamos por 2 - 0 em Faro, aos 92 minutos o Farense faz o 2 - 1 e aos 94 minutos do tempo de compensação o árbitro inventa um penalty a favor do Farense e empatamos 2 - 2.
Claro que mesmo que o Boavista tivesse ganho em Faro o Porto teria 99% de hipóteses de ser campeão na mesma, pois depois de empatar em Alvalade bastava empatar em casa com o Estrela da Amadora, mas pelo menos a discussão pelo título teria ido até á ultima jornada.
O Porto acabou por ser um justo campeão, ou melhor penta-campeão, mas o Boavistão teve muito mérito e o segundo lugar foi mais do que merecido, além disso ganhamos os dois jogos ao Benfica com um saboroso 3 - 0 na Luz e ainda fomos á Antas ganhar por 2 - 0!
Ainda fomos ganhar a Guimarães e a Braga e nos 34 jogos só perdemos 3.
Só duas equipas conseguiram ganhar ao Boavista neste campeonato, o Marítimo ( perdemos os dois jogos com o Marítimo, mas acabamos o campeonato com mais 30 pontos que eles... como é que é possível??? ) e o Estrela da Amadora.
Melhor era difícil!
Pela segunda vez na sua história o Boavista F. C. era vice-campeão e tinha a hipótese de inscrever o seu nome no restrito lote de equipas que participaram na Liga dos Campeões, mas o melhor ainda estava para vir na época seguinte, a mítica pré Eliminatória com o Brondby...

Deixo aqui a foto de uma equipa do Boavista que vai ficar na história do clube, o Boavistão de 98/99 e a tabela classificativa desta temporada épica do Boavista:






Ayew e Timofte marcaram ambos 15 golos nesta temporada, mas Ion Timofte, na minha opinião foi o jogador mais importante neste campeonato fantástico que o Boavista fez, não só por ter marcado 15 golos, alguns deles do outro mundo, mas pela magia que tinha naquele pé esquerdo, passes, livres, remates e assistências fantásticas,GRANDE jogador!












1 comentário: