Um título de campeão nacional, cinco taças de Portugal e três supertaças e por três vezes o Boavista F . C. foi vice - campeão ( em 1975/1976; 1998 /1999 e 2001/2002 ficamos em segundo lugar) ... não está nada mau!
Para além disto, campanhas bem interessantes a nível europeu, sendo que já participámos nas três competições da Uefa : cinco qualificações para a já extinta Taça dos Vencedores das Taças, doze qualificações para a Taça Uefa atingindo os quartos de final em 93/94 e as meias finais em 2002/2003 e ainda duas qualificações para a Liga dos Campeões, uma delas como Campeão Nacional e até passamos da fase de grupos em 2001/2002 num grupo que incluía Liverpool, Borussia Dortmund e Dynamo Kiev.
Segunda B? não me parece, o clube tem de regressar onde pertence!
Primeira Liga! Justiça ao Boavista, descer na secretaria NÃO!
Vou deixar aqui alguns feitos deste clube:
1974/1975 - Final da Taça de Portugal, Estádio José de Alvalade :
Boavista F. C. 2 - 1 Benfica
Treinador: José Maria Pedroto
1975/1976 - Final da Taça de Portugal, Estádio das Antas :
Boavista F. C. 2 - 1 V. Guimarães
Treinador: José Maria Pedroto
Nesta época para além de ganhar a segunda taça de Portugal, o Boavistão de Pedroto foi vice-campeão, ficando em segundo lugar a apenas dois pontos do campeão Benfica.
Acho que esta equipa merece uma foto:
1978/1979 - Final da Taça de Portugal, Estádio do Jamor :
Boavista F. C. 1 - 0 Sporting
Treinador: Jimmy Hagan
Em 1979 para além de ganharmos a final da Taça ao Sporting, o Boavista conseguiu ganhar pela primeira vez na Luz, deixo aqui uma foto do grande Vítor Baptista a festejar o golo que marcou:
1978/1979 - Supertaça, Estádio do Bessa :
Boavista F. C. 2 - 1 F. C. Porto
Nos anos oitenta o Boavista não ganhou nenhum troféu mas conseguiu qualificar-se para a para as competições europeias em seis dessas temporadas ( 79/80 para a Taça das Taças; 80/81; 81/82; 85/86; 86;87 e 89/90 para Taça Uefa ) tendo eliminada equipas como a Fiorentina e o Atlético de Madrid.
1991/1992 - Final da Taça de Portugal, Estádio do Jamor :
Boavista F. C. 2 - 1 F. C. Porto
Treinador: Manuel José
A festa da Taça ganha ao Porto! |
Nesta época de 91/92 para além de ganhar a Taça de Portugal ao Campeão Nacional, o F. C. Porto, o Boavista ficou em 3º lugar no campeonato e eliminou da taça Uefa o detentor do troféu da edição anterior, o Inter de Milão. Fui ver este jogo com o meu pai , ficamos na bancada atrás da baliza, na parte de cima do mítico Topo Sul Superior, eu tinha só 11 anos mas a memória deste jogo nunca mais se vai apagar.
Na altura, foi a primeira grande vitória que presenciei ao vivo do Boavista contra um gigante europeu, como era e ainda é o Inter de Milão, deixo aqui o bilhete, e uma foto da bancada onde vi o jogo e outra do Estádio como era na altura... o velhinho Bessa:
O mítico Topo Sul |
Estádio do Bessa nos inícios de 90 |
O meu pai estava sempre a falar-me de uma eliminatória contra o Atlético de Madrid em 81/82 e do jogo no Bessa que ele foi ver, em que goleamos o Atlético de Madrid de Hugo Sanchez por 4 - 1, e lá no Vicente Caldéron sofremos bastante, perdemos por 3 - 1 mas passamos a eliminatória.
Mas para mim esta eliminatória foi melhor, afinal o Inter tinha ganho a Taça Uefa no ano anterior e eles diziam que o Boavista era a equipa das camisolas esquisitas, pois... ficaram-nos a conhecer melhor, sobretudo o guarda redes deles na altura, o Zenga, que dizia que na segunda mão íamos ser cilindrados ha! No Bessa 2 - 1 , golaço de Marlon Brandão e outro de cabeça de Pedro Barny e ainda um golo mal anulado ao Marlon, e lá, no estádio de San Siro 0 - 0! Boavistão!!!
Esta foi mesmo das melhores épocas que me lembro do Boavista, dava gosto ir ao Bessa, João Pinto, Marlon Brandão e Ricky na frente de ataque, jogávamos um futebol muito bonito e o grande ponta de lança, nigeriano, Ricky marcou 30 golos e foi o melhor marcador do Campeonato.
Na Taça Uefa, tivemos azar nesta temporada, depois de despachar o poderoso Inter, calhou-nos em sorte outra equipa italiana, o Torino, desta vez correu mal, fomos eliminados.
A primeira mão foi fora, jogámos no magnífico Stadio delle Alpi, perdemos 2 - 0, com um golo logo aos 2 minutos de Lentini no meio de uma nevoeirada que não se via nada e outro de Anoni num lançe cheio de ressaltos, mas não foi vergonha nenhuma pois o Boavista até jogou bem e a arbitragem foi um bocado tendenciosa para os italianos.
Na segunda mão no Bessa não conseguimos virar a eliminatória, empatamos 0 - 0 pudera, virar um resultado de 2 - 0 contra uma equipa italiana não é fácil, e o Torino nesta época tinha uma grande equipa, com jogadores como Bresciani, Anoni, o " rapidíssimo" Lentini e Walter Casagrande, um grande avançado brasileiro, nessa época chegaram á final tendo eliminado equipas como o AEK de Atenas e... o Real Madrid, imagine-se, e mesmo na final da Uefa, que na altura era jogada em duas mãos empataram os dois jogos com o Ajax, 0 - 0 em Amesterdão e 2 - 2 em Turim, tendo ganho a Taça Uefa o Ajax, pela regra dos golos marcados fora.
Deixo aqui duas fotos estádio do Torino, uma foto do jogo da segunda mão no estádio Bessa e um scan do bilhete do jogo da 2º mão,que fui ver com o meu pai:
1992/ 1993 - Supertaça
1º mão - F. C. Porto 1 - 2 Boavista F. C.
2º mão - Boavista F. C. 2 - 2 F. C. Porto
Total - Boavista F. C. 4 - 3 F. C. Porto
1993/1994 - Sem ser uma época excepcional, esta época foi bastante razoável para o Boavista, no campeonato ficamos em quarto lugar e na Taça Uefa chegamos aos quartos de final e eliminamos o Lazio de Signori, Casiraghi, Paul Gascoine, Marchegiani, Aron Winter, Di Mateo e companhia com dois grandes golos do Ricky!
Deixo aqui o percurso na Taça Uefa:
Manuel José foi um dos bons treinadores que passou pelo Bessa, treinou o Boavista entre 1991 e 1996 e muitas alegrias deu aos adeptos do Boavista e durante este período o Boavista jogava sempre bom futebol e com ele conseguimos um terceiro lugar, eliminamos grandes equipas na Taça Uefa e ganhamos uma Taça de Portugal e uma Supertaça ao Porto!
1996/1997 - Final da Taça de Portugal, Estádio do Jamor :
Boavista F. C. 3 - 2 Benfica
Treinador: Mário Reis
Como só tenho esta final gravada em vhs, deixo aqui algumas fotos desta grande final ganha ao Benfica com dois golos do grande Erwin Sanchez e outro do Nuno Gomes.
Erwin Sanchez, um dos melhores jogadores que passou pelo Boavista, marcou dois golos nesta final! |
Jimmy Floyd, grande ponta de lança!
Nesta época marcou 20 golos no campeonato
e ficou em segundo na lista dos melhores marcadores
Simic, um grande extremo. |
Esta época de 96/97 foi um bocado estranha, e extremamente irregular, passaram pelo Bessa três treinadores, a época começou com o montenegrino Filipovic no banco, depois veio João Alves e também ele se foi embora para dar lugar a Mário Reis, resultado, ficamos em sétimo lugar, mas fomos o segundo melhor ataque do campeonato com 62 golos marcados em 34 jogos?????!!!!!
Demos seis goleadas á moda antiga 7 - 0 ao Gil Vicente, no Bessa com hat-tricks de Jimmy Floyd e Nuno Gomes, ganhamos 5 - 0 ao Salgueiros, fomos a Guimarães ganhar por 4 - 0 e á Amadora por 5 - 2. Para além destas ainda fomos ganhar por 4 - 2 ao Restelo e também por 4 - 2 a Barcelos.
Em contrapartida, perdemos jogos impensáveis no Bessa como a derrota por 2 - 0 com o Espinho e 1 - 0 com o Desportivo de Chaves, e empatamos demasiados jogos em casa com equipas bastante inferiores á nossa.
Pode-se considerar que a vitória na Taça de Portugal salvou a época, mas com o plantel que tinhamos nesta época podíamos e deveríamos ter feito um campeonato muito melhor, é o que dá ter três treinadores numa só época...
Os pontos altos desta época, para mim, foram para além da vitória na final da Taça no Jamor, a goleada em Guimarães e a mítica meia-final da Taça de Portugal com o Sporting no Bessa, 2 - 2 no fim dos 90 minutos, prolongamento, com o Boavista a jogar com dez e nos últimos minutos do tempo extra... uma bola alta, Litos de cabeça... explosão de alegria no Bessa, 3 - 2, Boavistão no Jamor para ganhar a Taça ao Benfica, que lindo, que lindo!!!!
Para abrilhantar a vitória no Jamor, na ultima jornada, jogada depois da final da Taça, os jogadores do Boavista deram a volta ao estádio a exibirem a 5ª Taça de Portugal do nosso palmarés e ganhamos o ultimo jogo do campeonato ao Sporting por 2 - 1, depois de já os termos arrumado da Taça na meia-final... velhos tempos do Boavista!
1997/1998 - Supertaça
2º mão F. C. Porto 1 - 0 Boavista F. C.
Total - Boavista F. C. 2 - 1 F. C. Porto
Jardel sem hipóteses perante Litos. |
Na primeira mão, no Bessa, ganhamos 2 - 0 com um golaço de Ayew e um golo de Timofte.
Na segunda mão perdemos 1 - 0 com um livre de Fernando Mendes, mas ganhamos a Supertaça e exibimos a mesma nas Antas... teve um sabor especial esta, foi a terceira Supertaça do historial do Boavista sendo que foram as três ganhas contra o Porto.
BOAVISTA F: C. Vencedor da Supertaça
Depois da supertaça ganha em 1997, a época 97/98 correu mal, na Taça das Taças fomos eliminados na primeira eliminatória pelo Shaktar Donetsk ( derrota em casa por 3-2 e um empate de 1 - 1 na Ucrânia ) e no campeonato o Boavista estava demasiado irregular, a perder muitos pontos em casa sendo Mário Reis substituído por Jaime Pacheco á 13º jornada.
Sem comentários:
Enviar um comentário