quinta-feira, 26 de maio de 2011

Quatro épocas de sonho para o Boavistão de Jaime Pacheco! 1998/99 ( Primeira Volta )


Com a chegada do grande Jaime Pacheco as melhorias foram evidentes, o jogo de estreia, logo um derby no Bessa, com o Porto, perdemos, ainda assim foi um jogo espectacular com 7 golos, perdemos por 4-3 mas logo na jornada seguinte fomos ganhar á Amadora no jogo contra o Estrela e fizemos grandes resultados como as goleadas por 6-0 á Académica e 4-0 ao Belenenses, 2-1 em casa do Braga e fomos á Luz ganhar ao Benfica por 2-1 com um golo do capitão Litos e outro de Jorge Couto.





O Boavista deve estar muito grato a Jaime Pacheco pelo trabalho que ele fez no clube entre as temporadas de 98/ 99 e 2002/2003!
Nestes quatro anos com Jaime Pacheco o Boavista foi Campeão e duas vezes vice-campeão, o pior época de Pacheco, neste espaço de tempo, foi em 1999/2000 e mesmo assim o Boavista ficou em quarto lugar, o que era normal antes de ele chegar, ficar em quarto, e a respectiva qualificação para a taça Uefa.



Jaime Pacheco pega na equipa, á 13º jornada,  com a derrota por 4-3 no derby do Bessa com o Porto a equipa desce para a linha de água e fica classificada nos lugares de despromoção.
Pacheco faz uma recuperação notável e se não fosse a derrota no ultimo jogo do campeonato, em casa, com o Campomaiorense, o Boavista poderia ter ficado em quarto lugar se tivesse ganho o jogo.
Deixo aqui a tabela classificativa :



Encerrada a época de 97/98 Pacheco começa a construir o Boavistão da época 98/99
Em toda a história do clube, fundado em 1903, só por uma vez o Boavista F. C. havia conseguido ficar em segundo lugar, ainda eu não era nascido, na tal grande equipa de 75/76 de Pedroto,  ora, o grande Jaime Pacheco, homem do Norte, nascido em Lordelo, iria não só repetir a proeza duas vezes, como acabou por concretizar o sonho de todos os sócios, adeptos e simpatizantes do Boavista F. C. , ser Campeão Nacional!

Vou falar então da mítica e histórica época de 1998/1999 para o Boavista, o jogo de apresentação da equipa aos sócios foi contra o Salamanca, ganhamos 2-0 e viu-se bom futebol com Ion Timofte ao mais alto nível.


Na jornada inaugural da época 98/99, um jogo em casa contra o nosso rival Vitória de Guimarães, resultado: Boavista 2 - 0 V. Guimarães, com dois golos de um avançado camaronês, Douala, um deles um golaço!
Douala juntamente com Atelkin foram as apostas de Pacheco para reforçar a frente de ataque para a nova temporada, Ayew já tinha vindo transferido do Setúbal na época anterior.
Bom futebol, dois a zero ao nosso grande rival, até então, o Guimarães, vim do Bessa mais que satisfeito!


Na segunda e terceira jornada jogamos fora, primeiro em Alverca, depois no Alentejo contra o Campomaiorense, dois empates, 0 - 0 em Alverca e 1 - 1 em Campo Maior com mais um golo do Douala, menos mau...
O jogo seguinte era no Bessa contra a União de Leiria, nova vitória caseira por 1 - 0 com golo de Ayew.
Na 5ª jornada era o derby com o Salgueiros, em Vidal Pinheiro, novo empate sem golos e já começava a ficar incomodado com a aparente incapacidade da equipa para ganhar fora do Bessa, mas isso iria mudar na deslocação seguinte...
A seguir ao empate 0 - 0 com o Salgueiros, o jogo era em casa com o Braga, ganhamos no Bessa por 1 - 0 com um golo do grande ION TIMOFTE, este foi o primeiro de muitos, pois neste campeonato Timofte marcou 15 golos! Para um médio é um feito notável e alguns desses golos de rara beleza e espectacularidade.
Para mim, e já vou ao Bessa desde meados dos anos oitenta, Ion Timofte foi sem dúvida alguma dos melhores, senão mesmo o melhor jogador que passou pelo clube!


Chegava a 7ª jornada, dia 18 de Outubro do ano da graça de 1998, um Domingo á noite ameno e um derby tripeiro que nunca mais me vai desaparecer da memória, o Boavistão foi a casa do tetracampeão e qual Drulovic, qual Zahovic, qual Jardel qual quê? O Boavista de Pacheco foi silenciar o estádio das Antas com um golo do outro mundo do TIMOFTE e outro de Rogério, que lindo, que lindo! Boavistão calou o estádio das Antas com uma exibição demolidora, e aí estava a primeira vitória fora! Não podia ter sido em melhor palco, nas Antas! Em jogos a contar para o campeonato esta foi a primeira vez que o Boavista ganhou em casa do Porto ( já lá tinhamos ganho no jogo da primeira mão da Supertaça por 2 - 1 ), fez-se história!
 F. C. Porto 0 - 2  BOAVISTA F. C.















O jogo seguinte era no Bessa e a próxima vítima do Boavistão foi o Benfica, ganhamos aos mouros por 2 - 1 com mais um golo de Ion Timofte e outro de Martelinho. Foi um jogo bastante disputado, mas depois de ganhar com grande classe em casa do campeão e ao Benfica de seguida, a equipa, Jaime Pacheco e os adeptos, sócios e simpatizantes começaram a acreditar que este Boavistão podia aspirar a muito mais que um quarto lugar no campeonato.







A seguir a derrotar Porto nas Antas e Benfica no Bessa no espaço de uma semana, a 9ª jornada era em casa do Setúbal, o Boavista continuava poderoso e aplicou chapa três no estádio do Bonfim, com mais uma grande exibição, Setúbal 1 - 3 Boavista, golos de Douala, Jorge Couto e Martelinho!
A 10ª jornada era em casa com o Chaves e desta vez foram quatro, Boavista 4 - 1 Desp. Chaves, o Boavistão parecia bem embalado, mas a seguir tínhamos uma deslocação difícil, jogo fora com a Académica.
O teste com os " estudantes " foi passado com distinção. Académica 2 - 3 Boavista!
 





Onze jogos disputados, oito vitórias e três empates, saldo bem positivo para os lados do Bessa.
Na 12º jornada o jogo era no Bessa contra o Sporting, o Boavista começou bem o jogo com mais um golaço de Timofte, mas Simão Sabrosa empatou com um golo de livre directo.
A seguir Jorge Couto marca o 2 -1 e o árbitro anula escandalosamente o golo, e antes do intervalo Litos foi expulso por levar segundo cartão amarelo depois de uma entrada sobre o menino chorão Simão Sabrosa.
A segunda parte jogamos com dez jogadores e Iordanov isolou-se e fez o 2 - 1 para o Sporting, as coisas ficaram feias para o lado do Boavista, com menos um jogador e a perder, mas Quevedo, o nosso lateral esquerdo fez uma grande arrancada pela esquerda cruzou e Zás! Jorge Couto de cabeça pôs justiça no resultado. Um empate arrancado a ferros com menos um jogador quando poderíamos ter ganho o jogo se o golo de Jorge Couto não fosse injustamente e absurdamente invalidado.




A 13ª jornada foi mesmo uma jornada de azar para o Boavista, o jogo era fora, na Amadora, contra o Estrela e perdemos por 2 - 1, mas Quevedo mostrou estar em grande forma e foi o marcador do nosso golo.
Na jornada seguinte voltamos ao normal e ganhamos no Bessa ao Rio Ave por 1 - 0 com mais um golo de Timofte.
Á 15ª jornada o jogo era no Estádio Mário Duarte em Aveiro e empatamos 1 - 1 com o Beira Mar com um golo do defesa central brasileiro Isaías.
A primeira volta do campeonato estava quase completa e o próximo jogo era em casa com o Farense, fizemos um grande jogo e ganhamos por uns convincentes 3 - 0 com dois golos de Ayew e o outro golo fantástico do nosso Ion Timofte!

Timofte prepara o seu mágico pé esquerdo...

Remata... e... GOLAÇO!



Ayew remata para o golo
   

No ultimo jogo da primeira volta aconteceu um acidente de percurso rumo á Liga dos Campeões, fomos ao Estádio dos Barreiros jogar com o Marítimo e perdemos por 3 - 0, mas a equipa não se deixou abalar, afinal, feito o balanço, a primeira volta tinha corrido acima das expectativas!
A primeira volta estava então completa e o próximo jogo era novamente fora, íamos jogar a Guimarães e ia ser um bom teste para ver se a equipa se ressentia da derrota pesada com o Marítimo.

sábado, 21 de maio de 2011

Boavista F. C. Retrospectiva do seu palmarés e maiores feitos ( Dos anos setenta até á chegada de Jaime Pacheco. )





Vamos revisitar o palmarés do Boavista Futebol Clube...
Um título de campeão nacional, cinco taças de Portugal e três supertaças e por três vezes o Boavista F . C. foi vice - campeão ( em 1975/1976; 1998 /1999 e 2001/2002 ficamos em segundo lugar) ... não está nada mau!
Para além disto, campanhas bem interessantes a nível europeu, sendo que já participámos nas três competições da Uefa : cinco qualificações para a já extinta Taça dos Vencedores das Taças, doze qualificações para a Taça Uefa atingindo os quartos de final em 93/94 e as meias finais em 2002/2003 e ainda duas qualificações para a Liga dos Campeões, uma delas como Campeão Nacional e até passamos da fase de grupos em 2001/2002 num grupo que incluía Liverpool, Borussia Dortmund e Dynamo Kiev.
Segunda B? não me parece, o clube tem de regressar onde pertence!
Primeira Liga! Justiça ao Boavista, descer na secretaria NÃO!
Vou deixar aqui alguns feitos deste clube:


1974/1975 - Final da Taça de Portugal, Estádio José de Alvalade :
                    Boavista F. C. 2 - 1 Benfica


    
  Treinador: José Maria Pedroto



1975/1976 - Final da Taça de Portugal, Estádio das Antas :
                    Boavista F. C. 2 - 1 V. Guimarães

                    Treinador: José Maria Pedroto
Nesta época para além de ganhar a segunda taça de Portugal, o Boavistão de Pedroto foi vice-campeão,   ficando em segundo lugar a apenas dois pontos do campeão Benfica.
Acho que esta equipa merece uma foto:



1978/1979 - Final da Taça de Portugal, Estádio do Jamor :
                    Boavista F. C.  1 - 0 Sporting


                    Treinador: Jimmy Hagan
Em 1979 para além de ganharmos a final da Taça ao Sporting, o Boavista conseguiu ganhar pela primeira vez na Luz, deixo aqui uma foto do grande Vítor Baptista a festejar o golo que marcou:






1978/1979 - Supertaça, Estádio do Bessa :
                     Boavista F. C. 2 - 1 F. C. Porto


Nos anos oitenta o Boavista não ganhou nenhum troféu mas conseguiu qualificar-se para a para as competições europeias em seis dessas temporadas ( 79/80 para a Taça das Taças; 80/81; 81/82; 85/86; 86;87 e 89/90 para  Taça Uefa ) tendo eliminada equipas como a Fiorentina e o Atlético de Madrid.

1991/1992 - Final da Taça de Portugal, Estádio do Jamor :
                    Boavista F. C. 2 - 1 F. C. Porto

                    Treinador:  Manuel José









A festa da Taça ganha ao Porto!

Nesta época de 91/92 para além  de ganhar a Taça de Portugal ao Campeão Nacional, o F. C. Porto, o Boavista ficou em 3º lugar no campeonato e eliminou da taça Uefa o detentor do troféu da edição anterior, o Inter de Milão. Fui ver este jogo com o meu pai , ficamos na bancada atrás da baliza, na parte de cima do mítico Topo Sul Superior, eu tinha só 11 anos mas a memória deste jogo nunca mais se vai apagar.
Na altura, foi a primeira grande vitória que presenciei ao vivo do Boavista contra um gigante europeu, como era e ainda é o Inter de Milão, deixo aqui o bilhete, e uma foto da bancada onde vi o jogo e outra do Estádio como era na altura... o velhinho Bessa:

O mítico Topo Sul



Estádio do Bessa nos inícios de 90




O meu pai estava sempre a falar-me de uma eliminatória contra o Atlético de Madrid em 81/82 e do jogo no Bessa que ele foi ver, em que goleamos o Atlético de Madrid de Hugo Sanchez por 4 - 1, e lá no Vicente Caldéron sofremos bastante, perdemos por 3 - 1 mas passamos a eliminatória.
Mas para mim esta eliminatória foi melhor, afinal o Inter tinha ganho a Taça Uefa no ano anterior e eles diziam que o Boavista era a equipa das camisolas esquisitas, pois... ficaram-nos a conhecer melhor, sobretudo o guarda redes deles na altura, o Zenga, que dizia que na segunda mão íamos ser cilindrados ha! No Bessa 2 - 1 , golaço de Marlon Brandão e outro de cabeça de Pedro Barny e ainda um golo mal anulado ao Marlon, e lá, no estádio de San Siro 0 - 0! Boavistão!!!



Esta foi mesmo das melhores épocas que me lembro do Boavista, dava gosto ir ao Bessa, João Pinto, Marlon Brandão e Ricky na frente de ataque, jogávamos um futebol muito bonito e o grande ponta de lança, nigeriano, Ricky marcou 30 golos e foi o melhor marcador do Campeonato.






Na Taça Uefa, tivemos azar nesta temporada, depois de despachar o poderoso Inter, calhou-nos em sorte outra equipa italiana, o Torino, desta vez correu mal, fomos eliminados.
A primeira mão foi fora, jogámos no magnífico Stadio delle Alpi, perdemos 2 - 0, com um golo logo aos 2 minutos de Lentini no meio de uma nevoeirada que não se via nada e outro de Anoni num lançe cheio de ressaltos, mas não foi vergonha nenhuma pois o Boavista até jogou bem e a arbitragem foi um bocado tendenciosa para os italianos.
Na segunda mão no Bessa não conseguimos virar a eliminatória, empatamos 0 - 0 pudera, virar um resultado de 2 - 0 contra uma equipa italiana não é fácil, e o Torino nesta época tinha uma grande equipa, com jogadores como Bresciani, Anoni, o " rapidíssimo" Lentini  e Walter Casagrande, um grande avançado brasileiro, nessa época chegaram á final tendo eliminado equipas como o AEK de Atenas e... o Real Madrid, imagine-se, e mesmo na final da Uefa, que na altura era jogada em duas mãos empataram os dois jogos com o Ajax, 0 - 0 em Amesterdão e 2 - 2 em Turim, tendo ganho a Taça Uefa o Ajax, pela regra dos golos marcados fora.
Deixo aqui duas fotos  estádio do Torino, uma foto do jogo da segunda mão no estádio Bessa e  um scan do bilhete do jogo da 2º mão,que  fui ver com o meu pai:











1992/ 1993 - Supertaça


     1º mão - F. C. Porto        1 - 2   Boavista F. C. 

     2º mão - Boavista F. C.  2 - 2   F. C. Porto

        Total - Boavista F. C.  4 - 3  F. C. Porto



1993/1994 - Sem ser uma época excepcional, esta época foi bastante razoável para o Boavista, no campeonato ficamos em quarto lugar e na Taça Uefa chegamos aos quartos de final e eliminamos o Lazio de Signori, Casiraghi, Paul Gascoine, Marchegiani, Aron Winter, Di Mateo e companhia com dois grandes golos do Ricky!
Deixo aqui o percurso na Taça Uefa:











Manuel José foi um dos bons treinadores que passou pelo Bessa, treinou o Boavista entre 1991 e 1996 e muitas alegrias deu aos adeptos do Boavista e durante este período o Boavista jogava sempre bom futebol e com ele conseguimos um terceiro lugar, eliminamos grandes equipas na Taça Uefa e ganhamos uma Taça de Portugal e uma Supertaça ao Porto!









1996/1997 - Final da Taça de PortugalEstádio do Jamor :
                    Boavista F. C. 3 - 2 Benfica

                    Treinador: Mário Reis
Como só tenho esta final gravada em vhs, deixo aqui algumas fotos desta grande final ganha ao Benfica com dois golos do grande Erwin Sanchez e outro do Nuno Gomes.





     Erwin Sanchez, um dos melhores
              jogadores que passou pelo Boavista,
 marcou dois golos nesta final!

Litos, grande central


                                                      Jimmy Floyd, grande ponta de lança!
                                                      Nesta época marcou 20 golos no campeonato
                                                      e ficou em segundo na lista dos melhores marcadores

Simic, um grande extremo.







  Esta época de 96/97 foi um bocado estranha, e extremamente irregular, passaram pelo Bessa três treinadores, a época começou com o montenegrino Filipovic no banco, depois veio João Alves e também ele se foi embora para dar lugar a Mário Reis, resultado, ficamos em sétimo lugar, mas fomos o segundo melhor ataque do campeonato com 62 golos marcados em 34 jogos?????!!!!!
Demos seis goleadas á moda antiga 7 - 0 ao Gil Vicente, no Bessa com hat-tricks de Jimmy Floyd e Nuno Gomes, ganhamos 5 - 0 ao Salgueiros, fomos a Guimarães ganhar por 4 - 0 e á Amadora por 5 - 2. Para além destas ainda fomos ganhar por 4 - 2 ao Restelo e também por 4 - 2 a Barcelos.
Em contrapartida, perdemos jogos impensáveis no Bessa como a derrota por 2 - 0 com o Espinho e 1 - 0 com o Desportivo de Chaves, e empatamos demasiados jogos em casa com equipas bastante inferiores á nossa.
Pode-se considerar que a vitória na Taça de Portugal salvou a época, mas com o plantel que tinhamos nesta época podíamos e deveríamos ter feito um campeonato muito melhor, é o que dá ter três treinadores numa só época...
Os pontos altos desta época, para mim, foram para além da vitória na final da Taça no Jamor, a goleada em Guimarães e a mítica meia-final da Taça de Portugal com o Sporting no Bessa, 2 - 2 no fim dos 90 minutos, prolongamento, com o Boavista a jogar com dez e nos últimos minutos do tempo extra... uma bola alta, Litos de cabeça... explosão de alegria no Bessa, 3 - 2, Boavistão no Jamor para ganhar a Taça ao Benfica, que lindo, que lindo!!!!
Para abrilhantar a vitória no Jamor, na ultima jornada, jogada depois da final da Taça, os jogadores do Boavista deram a volta ao estádio a exibirem a 5ª Taça de Portugal do nosso palmarés e ganhamos o ultimo jogo do campeonato ao Sporting por 2 - 1, depois de já os termos arrumado da Taça na meia-final... velhos tempos do Boavista!





    


      
1997/1998Supertaça

                 1º mão Boavista F. C.  2 - 0   F. C. Porto
                 2º mão F. C. Porto        1 - 0   Boavista F. C.

                Total  - Boavista F. C.   2 - 1   F. C. Porto














Jardel sem hipóteses perante Litos.

Na primeira mão, no Bessa, ganhamos 2 - 0 com um golaço de Ayew e um golo de Timofte.
Na segunda mão perdemos 1 - 0 com um livre de Fernando Mendes, mas ganhamos a Supertaça e exibimos a mesma nas Antas... teve um sabor especial esta, foi a terceira Supertaça do historial do Boavista sendo que foram as três ganhas contra o Porto.

BOAVISTA F: C. Vencedor da Supertaça





Depois da supertaça ganha em 1997, a época 97/98 correu mal, na Taça das Taças fomos eliminados na primeira eliminatória pelo Shaktar Donetsk ( derrota em casa por 3-2 e um empate de 1 - 1 na Ucrânia ) e no campeonato o Boavista estava demasiado irregular, a perder muitos pontos em casa sendo Mário Reis substituído por Jaime Pacheco á 13º jornada.